Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    III Roda de Empreendedorismo da OAB/SE aborda dignidade na precificação de honorários advocatícios

    Publicado por OAB - Sergipe
    há 5 anos

    Aconteceu nesta terça-feira, 17, a III Roda de Empreendedorismo que abordou a precificação de honorários advocatícios e as diferentes modalidades de cobrança na advocacia. O evento foi mediado por Thiago Noronha, presidente da Comissão de Direito Privado e Empreendedorismo Jurídico (CDPEJ).

    No discurso de abertura, Thiago defendeu a importância de o profissional estabelecer valores dignos para seus honorários como maneira de valorizar não só os serviços prestados, mas também toda a classe. Sustentou que é vital guiar-se pela tabela de honorários da OAB/SE.

    “Nós temos uma tabela, que se torna cada vez mais sugestiva que impositiva. A advocacia sobrevive dos honorários – estes são o ganha-pão da classe. A valorização é indispensável e há reflexão direta na sociedade: quando o advogado reconhece seu valor, um melhor serviço é prestado. É uma relação ganha-ganha”.

    Avaliando a imprescindibilidade do evento, o presidente da CDPEJ acrescentou que discutir como precificar o trabalho da classe é imperioso, principalmente para a jovem advocacia, sob o argumento de que a faculdade não esclarece tanto os aspectos práticos sobre o assunto.

    A primeira palestra ficou a cargo do advogado e membro da Comissão de Combate ao Aviltamento de Honorários, Ricardo Pereira, que falou sobre modelos econômicos e a implicância na regulação dos honorários pela OAB. Além de fazer uma análise econômica do Direito, o facilitador deu sugestões práticas de como se portar com a clientela.

    O ministrante esclareceu sobre o liberalismo e o keynesianismo, relacionando os dois modelos econômicos com as funções da advocacia em diversos países, a exemplo do Brasil e Estados Unidos. Segundo ele, distinta de outros locais, a advocacia brasileira possui função social.

    “O intuito da palestra é fazer uma análise econômica do Direito até porque a gente costuma ter uma conceituação do Direito como um subsistema da economia e da política”, disse. Em relação à precificação dos honorários, Ricardo afirmou que é preciso bom senso e valorização.

    Em seguida, a advogada e vice-presidente da CDPEJ, Katiene Barbosa, palestrou sobre a importância de a classe utilizar a tabela de honorários da OAB/SE como um norte, propondo, sobretudo, uma reflexão sobre a diferença entre valor e preço. Defendeu imperativa a união da advocacia por valores dignos.

    “O valor está somado à qualidade, experiência, ética e conhecimento do profissional. Preço é um serviço. É importante que a classe se uma para se valorizar – não cobrando valores inferiores e aviltantes. Cobrar honorários dignos é buscar uma qualidade de vida”, afirmou.

    Katiene explicou que a tabela da OAB/SE precisa ser o guia da classe. “Não há como medir um valor por uma tabela ou lei específica, mas a tabela, na minha avaliação, tem um fim social e está ligado à qualidade de vida da advocacia. São valores mínimos para isso”, considerou.

    O evento contou com a presença e participação do público. Entre ele, membros da Escola Superior de Advocacia de Sergipe (ESA/SE), o presidente do TED, Leão Magno Brasil Junior, e de comissões temáticas e especiais da OAB/SE.

    1 of 9
    • Publicações6004
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/iii-roda-de-empreendedorismo-da-oab-se-aborda-dignidade-na-precificacao-de-honorarios-advocaticios/759437333

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)