jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2021
    Adicione tópicos

    Home office no meio jurídico: advogados e advogadas continuam a exercer a profissão

    OAB - Sergipe
    Publicado por OAB - Sergipe
    ano passado

    Apesar dos reflexos da pandemia nos diversos setores sociais, a advocacia continua a exercer a profissão em home office. Embora a suspensão das audiências e do atendimento presencial seja um desses reflexos, advogados esclarecem que os processos continuam em andamento.

    O advogado e conselheiro seccional da OAB/SE, Cândido Dortas, explica que, embora os prazos tenham sido suspensos até o dia 30 de abril, o Judiciário está dando andamento aos processos e publicações. “Tivemos ações com pedidos liminares que foram acatados após dois dias”, diz.

    Segundo o advogado, a ação foi despachada por e-mail, na Vara do Trabalho de Aracaju. “Se o escritório estiver peticionando e dando entrada em processos eles terão andamento. Quase todos os processos hoje em dia são virtuais, então o andamento segue normal”, aclara.

    “A minha percepção é que – como não estão ocorrendo audiências, atendimento externo e sessões de julgamento – magistrados e servidores estão focados em dar andamento aos processos. Ações que estavam paradas e em fila estão tendo atos ordinatórios, decisões e sentenças.”

    Para a advogada e conselheira federal da OAB/SE, Tatiane Goldhar, a prática da profissão, em si, não foi muito afetada. “Como grande parte dos processos em Sergipe é virtual, não houve impacto muito grande para a atuação. Os prazos estão suspensos, mas podemos peticionar”.

    “Estamos trabalhando normalmente quanto à requerimentos, diligências, peticionamento e até fazendo pedidos de liminares e tutelas antecipadas, que, se urgentes, serão analisados pelo Tribunal. Não há contagem de prazo, mas o Judiciário também está em home office”.

    Em relação ao atendimento ao cliente, alguns advogados e advogadas têm realizado reuniões com marcações antecipadas por videoconferência, por exemplo. “No caso de meu escritório, usamos o Google Meet (que dá a possibilidade de gravar a reunião)”, comenta Cândido Dortas.

    Tatiane Goldhar afirma que a atuação em home office é, de fato, um desafio. “Precisamos nos readaptar e organizar nosso bloco de horário de trabalho até para viabilizar o atendimento aos clientes, estudar estratégias e fazer o protocolo de processos. É preciso planejamento diário”.

    “Tenho dado continuidade aos meus processos e estou realizando meus prazos em meu ritmo. Solicito urgência, quando necessária; faço levantamento de outros processos; etc. Nossa atuação continua e o cidadão deve procurar um advogado de sua confiança se precisar”.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)