Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Guardião de Escuta Telefônica

    Publicado por OAB - Sergipe
    há 16 anos

    OAB quer eliminar ‘Guardião’

    Sistema de escutas telefônicas estaria prejudicando o cidadão comum

    BRASÍLIA

    A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acolheu, ontem, na reunião do Conselho Federal, proposta do conselheiro Henry Clay Andrade, de , para que a Comissão de Estudos Constitucionais da entidade analise a propositura de ação, no Supremo Tribunal Federal (STF), a fim de interditar o sistema "Guardião" de escuta telefônica – mantido e operado pela Polícia Federal, pelo Ministério Público e por secretarias estaduais de Segurança – e suspeito de constituir uma "invasão autoritária" da privacidade dos cidadãos.

    O presidente da OAB-SE fez críticas duras ao uso indiscriminado do sistema, que não estaria se limitando a interceptações telefônicas judicialmente autorizadas, durante ato de desagravo aos conselheiros da OAB Nélio Machado (Rio de Janeiro) e Luiz Carlos Madeira (Rio Grande do Sul), "que foram ofendidos durante a Operação Satiagraha da PF". Para Henri Clay, o "Guardião" – responsável oficialmente por mais de 400 mil escutas telefônicas nos últimos dois anos – estaria sendo usado "de modo exorbitante, transformando-se numa estrutura com superpoderes, de caráter autoritário, uma verdadeira ‘grampolândia’, uma espécie de ‘big brother’ brasileiro".

    Garantias individuais

    Ainda segundo o conselheiro sergipano, "o Guardião estaria atingindo milhares de cidadãos que não estão sob investigação, afrontando assim direitos e garantias individuais consagrados na Constituição" - fatos que já mereceriam um questionamento da sua constitucionalidade pela OAB.

    O conselheiro da OAB disse ao JB que a Comissão de Estudos Constitucionais vai decidir que tipo de medida judicial pode ser tomada para "garantir" que o direito à privacidade – cláusula pétrea do artigo da Constituição – não esteja sendo "ofendido". A OAB poderá optar por uma ação civil pública ou por uma ação de descumprimento de preceito fundamental. (L.O.C.)

    Fonte: Jornal do Brasil

    • Publicações6004
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações360
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/guardiao-de-escuta-telefonica/93855

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)